Dez ideias falsas sobre Dificuldades de Aprendizagem:

* Só os alunos menos inteligentes têm dificuldades de aprendizagem - alguns alunos com dificuldades de aprendizagem são muito inteligentes, intuitivas e criativas. São muitas as figuras de renome que tiveram dificuldades de aprendizagem na escola. De facto, as dificuldades são normais (e até necessárias) em qualquer situação de aprendizagem.

* Se uma criança tem dificuldades de aprendizagem é atrasada ou deficiente - os alunos com dificuldades de aprendizagem não têm normalmente nenhuma deficiência ou atraso, sensorial, intelectual ou emocional.

* Todos os alunos devem sentir que aprender é fácil - a sensação de que se conseguiu aprender pode dar um enorme prazer a qualquer pessoa. E é muito importante que todos tenham oportunidade de experimentar esse prazer, desde muito cedo. Mas sabemos que raramente aprender é fácil. Muitas vezes requer esforço, dedicação, persistência. E por vezes descobrimos que o melhor numa aprendizagem foi o não ter sido fácil - o prazer de vencer dificuldades.

* As maiores dificuldades surgem no 1ºCiclo - todos os alunos podem sentir dificuldades no processo de aprendizagem, com maior ou menor frequência e intensidade. As dificuldades de aprendizagem são mais frequentes nos períodos de transição escolar: ingresso num novo Ciclo, Secundário ou na Universidade; inserção na vida activa. Os adolescentes e os adultos também podem precisar de ajuda na superação das suas dificuldades no processo de aprendizagem.

* Se uma criança já sabe ler e escrever, já não tem dificuldades de aprendizagem - as dificuldades de leitura e escrita são as mais frequentemente referidas pelos pais e professores mas muitas outras podem surgir: dificuldades de atenção, memória, compreensão, organização e método e método de estudo, motivação, ansiedade a testes, etc.

* A dislexia é uma doença - é verdade que estar doente (ter dores, sofrer de asma ou epilepsia, etc.) pode dificultar a participação em algumas tarefas de aprendizagem, mas as dificuldades de aprendizagem não são doenças.

* Se os pais não se dão bem, os filhos têm sempre problemas de aprendizagem - a aprendizagem pode ser prejudicada por factores emocionais, pessoais ou familiares; mas para atingir a estabilidade necessária à aprendizagem é preciso muitas vezes enfrentar e resolver situações de conflito.

* Se o professor for bom, os alunos não têm dificuldades de aprendizagem - um bom professor pode ajudar o aluno a identificar e a ultrapassar algumas das suas dificuldades; mas ser bom é diferente de ser "bonzinho"; cabe ao professor ser rigoroso e exigente, desafiar e colocar problemas que estimulem e melhorem a qualidade da aprendizagem.

* As dificuldades de aprendizagem acabam por passar com o tempo - a maior parte das dificuldades de aprendizagem são ultrapassadas pelo próprio aluno, com maior ou menor ajuda de outros agentes educativos; algumas dificuldades exigem muito tempo, paciência e esforço pessoal, mas esperar simplesmente que o tempo passe, pode ser um péssimo conselho.

* Quando um aluno não aprende não há nada a fazer: quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita - aprender também é aprender a aprender; todos os alunos podem aprender e desenvolver métodos de estudo mais eficazes e adaptados às suas próprias características.

[voltar]